Clube dos Exploradores

Clube dos Exploradores
Uma vida de aventuras

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vila Bela da Santissíma Trindade-MT


Parque Serra de Ricardo Franco
D. Antônio Rolim de Moura, para consolidar a posse portuguesa no Vale do Guaporé, fundou Villa Bela da Santíssima Trindade à 19 de março de 1752.
Com uma área de 13.420 km2 encontramos aventuras inesquecíveis em lugares indescritíveis. Vila Bela não é bela só no nome.
Há especulações que o lugar, Serra Ricardo Franco, descrito pelo coronel inglês Percy Harrison Fawcett ao escritor Arthur Conan Doyle teria sido a inspiração para o livro “Mundo Perdido”. Principalmente as ruínas da antiga Igreja Matriz. 
Em julho Vila Bela cobre-se de cores vibrantes para as festas dedicadas ao Glorioso São Benedito, ao Divino Espírito Santo e às Três Pessoas da Santíssima Trindade, onde se misturam a Dança do Congo, a Dança do Chorado, ladainhas, missas, procissões e quermesses. O santo e profano se misturam na mais linda idiossincrasia e ao sabor do canjinjin, à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e componentes secretos, guardados a sete chaves. Dizem que o nome foi inspirado em um jovem, forte e belo príncipe africano, filho do rei do Congo como uma referência masculina para o produto: afrodisíaco.
O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, possui 158,6 mil hectares de extensão com cachoeiras e cascatas, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e o Pantanal. Além da maior cachoeira do estado de M
ato Grosso, a Cachoeira do Jatobá, com cerca de 250 metros de altura.
As trilhas tem inicio às margens dos cursos d'água formadas pelas quedas com grandes quantidades de pedras. A Cachoeira do Jatobá está a uns 4 km. No caminho encontramos paredões de pedras com fissuras que saem águas no meio de suas rochas, cascatinhas com poços para banho, cachoeiras dos Macacos, e mais trilhas desafiadoras em meio a paredões íngremes até a Jatobá.
A opinião geral do Clube de Exploradores é que com projetos turístico sustentáveis, poderiam fomentar a economia local, trazendo vantagens a todos. Como a melhora da infraestrutura da cidade, hotéis, ruas asfaltadas, esgotos canalizados e ponto de apoio aos turistas.






 Para chegar a Vila Bela saindo de Cuiabá, de carro ou ônibus, o trajeto segue pela BR 070 até Cáceres; de Cáceres até Pontes e Lacerda pela BR 174 e até Vila Bela por rodovia estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário